**Hardware-Spaces 2oo6**

21 maio 2006

Fontes de Alimentação

O computador é alimentado pela fonte e muitos dos problemas que os computadores podem apresentar são consequência directa dela. O papel da fonte é o de transformar a corrente alternada de 110V (ou 220V em algumas regiões do Brasil) em corrente contínua.

A Intel adotou o padrão BTX, porém a AMD pelo menos por enquanto permanece com o padrão ATX, que está na versão 2.0.

O padrão atual traz conector de 24 pinos, além do auxiliar de 4 pinos. Também traz duas linhas separadas para a tensão +12, uma delas exclusiva para alimentar o processador. A linha +12 se tornou dual em vista de as normas de segurança não permitirem corrente acima de 20A em uma única via.

Nas fontes atuais o contector de 20 pinos é substituído pelo de 24 pinos. Pode usar fonte de 20 pinos em placas mais atuais com conector de 24, deixando vazios na placa-mãe os 4 últimos pinos.

Mas isso pode gerar problemas de instabilidade, a depender da placa-mãe utilizada. Não é aconselhável o uso de adaptador. O ideal é adquirir uma fonte padrão ATX12V versão 2.0.

Neste momento de transição alguns fabricantes criaram o conector de 24 pinos com os 4 últimos destacáveis (imagem acima), tornando a fonte compatível com placas-mãe de 20 pinos. Outros fabricantes fornecem um adaptador de 24 para 20 pinos para que a fonte possa ser usada em placas-mãe menos atuais com conector de 20 pinos. Não existe nenhum problema no uso do adaptador de 24 para 20 pinos.

De forma nenhuma confunda os 4 últimos pinos destacáveis usados por alguns fabricantes de fontes com o conector P4, que fornece alimentação auxiliar para as placas Intel e AMD. Você pode queimar a fonte ou a placa-mãe se confundir um conector com o outro. Observe que o conector auxiliar tem somente fios pretos e amarelos. Fontes no padrão BTX substituem o conector de 4 pinos por outro de 8 pinos.

Fontes de 350W são o bastante para computadores mais potentes, porém as fontes genéricas têm uma potência média de 200/250W, mesmo quando as etiquetas informam 400/450/500W ou até mais.

Quanto mais genérica e barata a fonte, menos confiáveis são as informações da etiqueta. Se o computador for topo de linha e fizer uso de duas placas de vídeo PCI-Express (SLI), você pode necessitar fonte de 400W ou mais.

Nos sites de língua inglesa a fonte de alimentação é chamada comumente de power supply ou simplesmente PSU (Power Supply Unit).

As amperagens

Mais importante que observar a potência (quantos watts a fonte tem) é conferir as amperagens. A potência total da fonte é distribuída através das linhas. Segundo a especificação ATX atual a linha +5V deve ficar, obrigatoriamente, entre 4.75V e 5.25V. A linha +12V deve ficar entre 11.40V e 12.60V. E a linha +3.3V deve ficar entre 3.13 e 3.46V. Não deve haver variações acima ou abaixo de 5%. Mas, além disso, também não deve haver oscilações muito freqüentes. Isto só é possível nas fontes que têm ampéres suficientes nas linhas +3V, +5V e principalmente +12V, além de boa qualidade.


O mínimo, assim, que se deve buscar para um computador dos dias atuais é uma fonte com 15A para cada uma das linhas +12 e 45A (combinados) para as linhas +3.3 e +5V.

Placas de vídeo, CD-Rom, gravador ou DVD na lina dos 12.0V e 5.0V. A linha +12V, dual, alimenta o processador, a placa-mãe e coolers diversos.

Qualidade das fontes

É importante verificar a qualidade das fontes. As fontes mais baratas e de marcas genéricas não trazem informações verdadeiras em suas etiquetas. E além disso, para baratear o custo, usam componentes subdimensionados e de má qualidade. Como se não bastasse, até mesmo deixam de incluir componentes que não são essenciais para o funcionamento, mas são importantes e não deveriam estar ausentes.

Há casos em que a fonte queima e danifica componentes do computador. Por isso investir numa boa fonte não é jogar dinheiro fora. Nas fontes de marcas mais conceituadas, a linha +12V varia normalmente de 11.9x a 12.0x. Em fontes de menor qualidade, a linha +12 fica tanto mais alta quanto mais se exige dela, chegando às vezes a dar picos de 13V ou até mais. O máximo admissível é 12.60V.

Outro fator a ser olhado é se a fonte tem certificações. Uma das certificações que não deve faltar a uma fonte de boa qualidade é a que traz o logotipo abaixo.


Características

Além da potência e da qualidade, existem outros fatores que devem ser levados em conta na aquisição de uma nova fonte. É recomendado que a fonte tenha no mínimo 70% de eficiência em carga máxima (full load). Existem fontes silenciosas e fontes barulhentas. Algumas fontes têm um sistema de arrefecimento sofisticado, que dispensam o uso de ventoinhas e são completamente silenciosas. São as chamadas fontes fanless. Outras, nem tão sofisticadas, porém modernas, trazem apenas uma ventoinha de 12 ou 14cm embaixo, contribuindo para a refrigeração do sistema e da própria fonte, ou duas ventoinhas de 80mm, sendo uma atrás e outra embaixo.

As melhores marcas existentes no mercado são Antec,Verax, Seasonic, Seventeam, Enermax, Akasa, Cooler Master, Vantec, OCZ, Zalman e Fortron.

As genéricas de luxo

Fontes genéricas de supostos 400W ou mais atendem bem as necessidades de computadores soquete 462 (Duron, Athlon XP e Sempron) se estes não usam placas de vídeo avançadas que requeiram alimentação adicional.

Mas elas se transformam em uma bomba relógio em configurações mais avançadas.

Basta, muitas vezes, acrescentar uma placa de vídeo topo de linha, daquelas que requerem alimentação extra, para que o computador não dê partida, reinicie com frequência ou queime a fonte facilmente.

É na queima da fonte que reside o perigo, pois, sendo de má qualidade, não tem proteção eficiente (quando tem alguma) para evitar danos ao equipamento. Como o problema se torna a cada dia mais frequente, estão surgindo pouco a pouco no mercado brasileiro as fontes genéricas de luxo que não custam tanto quanto as fontes de marca, mas têm uma qualidade bem acima das genéricas convencionais: Dr. Hank PW-400-QB, Satellite 545K8, Leadership Gamer e VCOM AP-450X são algumas delas. Outras certamente virão.

Em conclusão final, as fontes genéricas típicas podem ser usadas nos computadores Duron, Sempron e Athlon XP, exceto quando têm placa de vídeo que requeira alimentação adicional. Neste caso é recomendado pelo menos uma das genéricas "de luxo". Para os computadores Pentium IV ou Athlon 64 as genéricas típicas ficam completamente descartadas. E em máquinas com PCI-Express é recomendado adquirir fonte no padrão ATX 2.0 ou posterior.