**Hardware-Spaces 2oo6**

29 maio 2006

Disco Rigido (HD)

Disco Rigido (HD):
Sistema de armazenamento de alta capacidade, que, por nao ser volatil, e destinado ao armazenamento de arquivos e programas. Apesar de nao parecer a primeira vista, o HD e um dos componentes que compoem um PC que envolve mais tecnologia. O 1º HD foi feito pela IBM em 1957 e era formado por um conjunto nada menos que 50 discos de 2 polegadas e diametro, com capacidade total de 5MB, algo espantoso para a epoca. Comparado com os atuais HDs, estes pioneiro custava uma verdadeira fortuna → US$ 35.000,00. Este 1º HD foi chamado de RAMAC 350 e posteriormente apelidado de WINCHESTER.Com o passar do tempo os discos foram crescendo e capacidade, diminuindo em tamanho, ganhado confiabilidade e tornando-se + barato. Hoje em dia pode-se encontrar um HD de 40GB por R$250,00.

Como Funciona um HD?
Dentro do D, os dados sao gravados em discos magneticos chamado (em ingles) de Platters. O nome “disco rigido” vem justamente do fato de os discos internos serem laminas metalicas extremamente rigidas. A primeira camada e chamada de SUBSTRATO (discos metalico feito de ligas e aluminio) e a segunda e de material magnetico que e feita dos dois lados do disco e pode ser feita de duas maneiras diferentes (a primeira chama-se ELETROPLATING → semelhante a eletrolise usada para banhar bijuterias a ouro e a outra chama SPUTTERING → mais usada atualmente que usa tecnologia semelhante a usada para soldar transtores dos processadores).

Gravacao de Dados no HD:
Para ler e gravar dados no disco sao usadas cabecas de leituras eletromagneticas (HEADS) que sao presas a um braco movel (ARM), o que permite seu acesso a todo o disco. O braco e uma peca triangular feita de aluminio ou ligas de aluminio, dispositivo especial chamado de atuador (ACTUATOR) coordena o movimento das cabecas de leitura.

Tome Nota...
Os HDs sao hermeticamente fechados a fim de impedir qualquer contaminacao proveniente do meio esterno, porem, nunca e possivel manter um ambiente 100% livre de particulas de poeira. Mas um pequeno dano nao e fatal para o HD.
Tem muitos tecnicos que “matam” a mae dizendo que o HD e fechado a vacuo. Para entender, basta seguir esta linha de raciocinio: “quando os discos giram a altissima rotacoes, formam-se entre eles uma especie de colchao de ar que repele a cabeca de leitura, fazendo com que fique sempre alguns microns de distancias dos discos. Quando a energia e repentinamente cortada, os discos param, o colchao de ar e desfeito e as cabecas de leitura podem vir a tocar os discos magneticos”.
Para diminuir a ocorrencia deste tipo de acidente, nos HDs atuais sao instalados um pequeno ima em um dos lados do ACTUATOR, que se encarrega de atrais as cabecas de leitura a posicao de descanso toda vez que a eletricidade e cortada (tecnologia denominada AUTOPARKING).

Fique por dentro...
1. Trilhas → círculos concentricos que comecam no final do discos e vao se tornando menores conforme se aproximam do centro. Cada trilha recebe um nº de enderecamento. Um HD atual possui ate 900 setores em cada trilha (o nº varia de acordo com a marca e modelo, tendo + de 3000 trilhas).
2. Setores → pequenos trechos areas com um sinal magnetico (cada setor guarda 512 Bytes de informacao).
3. Marcas de enderecamento → pequenas areas com um sinal magnetico especial que orientam a cabeca de leitura, permitindo a controladora do disco localizar os dados desejados.
4. Atualmente sao usados motores de 7200 RPM, mas ha HDs que usam motores de 3600 RPM, 5200 RPM, 5600 RPM e nos modelos mais caros motores de 10000 RPM ou 20000 RPM.
5. ATA133, UltraATA-133, SCSI e S-ATA sao os tipos de conectores para HD.
6. Os HDs possuem as seguintes capacidades para armazenamento→ 40GB, 80GB, 160GB, 200GB, 400GB, 600GB, 1TB, 2TB e 6TB.
7. Os fabricantes mais convencionais sao: SAMSUNG, WESTERN, DIGITAL, SEAGATE, MAXTOR, FUJITSU, QUANTUM e outros...